google.com, pub-3438531551958973, DIRECT, f08c47fec0942fa0

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

COMO SERÁ O SORTEIO DA LIBERTADORES 2016

libertadores 2016
TAÇA MAIS DISPUTADA DAS AMÉRICAS
O sorteio da libertadores 2016 irá acontecer no próximo dia 22 de dezembro e a ideia é que a escolha dos cabeças-de-chave se baseie em um ranking de campeões.

Apesar de não existirem informações detalhadas, o presidente da Conmebol - Juan Angel Napout - confirmou que a entidade trabalha para criar um ranking baseado no histórico das equipes sul-americanas nos últimos dez anos. A ideia é que, com isso, o torneio fique mais disputado e emocionante.

A forma antiga considerava como cabeças-de-chave os campeões dos principais torneios de seus países. No Brasil, por exemplo, em 2014-2015, foram cabeças-de-chave os campeões do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro) e da Copa do Brasil (Atlético-MG), considerados no sorteio como BRASIL 1 e BRASIL 2.

Se fosse adotada a fórmula anterior, Corinthians e Palmeiras não dividiriam o mesmo grupo, mas, como referência, tanto Corinthians quanto Palmeiras poderiam enfrentar Grêmio, Atlético-MG ou São Paulo.

Ser cabeça-de-chave significaria, então, não cruzar na segunda fase com os principais campeões dos países integrantes da competição (Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Venezuela, Uruguai e México).

Agora pelo provável regulamento há a possibilidade de cruzamento, já na fase de grupos, de Corinthians e Palmeiras, já que, em tese, Corinthians (campeão em 2012), Atlético-MG (campeão em 2013), São Paulo (campeão em 2005) e Grêmio (bicampeão da competição) possuiriam melhores campanhas.

E mais, a depender do critério de pontuação dos times no ranking, haveria a possibilidade de que, tanto Corinthians, quanto Palmeiras, não ocupassem posições de referências na competição (apesar de vencedores das duas principais competições nacionais).



A inspiração da Confederação Sul-americana para alterar a definição dos grupos parece ter sido inspirada pela forma com que a UEFA organizava os grupos na Champions League, priorizando o histórico dos times na competição (e não a colocação dos times em suas competições locais). Contudo, a entidade europeia recentemente alterou tal regra, dando ênfase aos campeões das principais ligas europeias, que passaram a ser, então, os destaques.

Agora é esperar para ver, mais que a Libertadores 2016 vai ser espetacular isso não resta duvidas!! Ja pensou Palmeiras x Corinthians logo na primeira fase...Seria Fantástico!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovamos comentários que expressam a opinião do leitor, comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG) serão excluídos.